Jornalista, trabalhou na Folha de São Paulo, EPTV, Ministério do Turismo e
TV Senado.

sábado, 22 de agosto de 2009

Observação dos céus e oposição de Júpiter




Um interessante fenômeno astronômico será acompanhado pelo Observatório Municipal de Campinas “Jean Nicolini” (OMCJN), a oposição de Júpiter, o quinto planeta em distância ao Sol.

O gigantesco astro do sistema solar, maior que todos os demais planetas reunidos, estará do mesmo lado do Sol juntamente com a Terra, colocando-se na sua máxima aproximação em relação ao nosso planeta neste 2009 ao distar somente 602.557.393 Km, às 03h01 de 15 de agosto. Portanto, enquanto Saturno se despede, Júpiter passa a dominar imponente o céu noturno pelos próximos meses nos oferecendo um belo espetáculo.

Para comemorar o evento, o OMCJN estará atendendo ao público e colocará seus telescópios à disposição para que todos possam vislumbrar o visitante celeste, com palestras, vídeo-documentário e as orientações dos astrônomos Orlando Rodrigues Ferreira, Júlio Lobo, Walter Maluf e Júlio Penereiro.

Programação
- Palestra (17h30 às 18h30): De Zeus mitológico ao Júpiter planetário,
por Orlando Rodrigues.
- Vídeo-documentário (18h30 às 19h30): Viagem de Júpiter aos cometas.
- Telescópio (19h30 às 21h00): Observação de Júpiter, com Orlando
Rodrigues, Julio Lobo, Walter Maluf e Julio Penereiro.


Recomendações
– Devido às baixas temperaturas registradas no Monte Urânia, na Serra das Cabras, recomenda-se ao visitante trazer agasalho, lanche e bebida quente.
– Excedendo a limite de 300 pessoas presentes no local, o OMCJN
poderá fechar o portão de acesso antes do horário previsto.
– Ocorrendo tempo nublado, não será possível a realização das atividades observacionais e, portanto, recomenda-se consultar as
condições climáticas na data, sugerindo-se o sítio http://www.climatempo.com.br/
– Ocorrendo tempo chuvoso, as atividades serão canceladas.
– Caso a umidade relativa do ar alcance 60% ou ocorram outras adversidades climáticas, os telescópios não serão utilizados.
– Não será permitido ou tolerado o consumo de bebidas alcoólicas.
Leia mais

Conheça os melhores da gastronomia regional pela Veja Campinas



Acaba de sair do forno a edição 2009/2010 da VEJA Campinas, uma publicação anual super esperada pela região que traz roteiros e dicas da gastronomia local. A nova edição reúne uma seleção de 450 endereços, com 26 especialidades diferentes.

Na Categoria Comidinhas há mais de 146 opções para todos os gostos, dos requintados aos caseiros. Onze jurados avaliaram o que há de melhor de quitutes em Campinas, o resultado segue abaixo. Pelo sexto ano a Dolder se destaca como melhor casa de doces da cidade.
Melhor Café expresso: Havanna CaféMelhor Doce: DolderMelhor Empório Gourmet: Empório Santa TherezinhaMelhor Padaria: RomanaMelhor Sanduíche: GiovanettiMelhor Sorvete: Sonho de VerãoMelhor Suco: Sucão Lanches
Na Categoria Bares há mais de 105 destinos para você brindar, o que mostra que os boêmios de Campinas podem ter uma vida tão agitada como de uma capital. A Casa São Jorge conquista dose dupla: vence por sua música ao vivo e como point para paquerar. Novamente, onze jurados avaliaram o que há de melhor de quitutes em Campinas, o resultado segue abaixo.
Melhor Boteco: Ponto 1Melhor Chope: Cação ChopperiaMelhor Cozinha: Facca BarMelhor fim de noite: AstorMelhor Happy Hour: Zin’BarMelhor Música ao Vivo e Melhor para Paquerar: Casa São JorgeMelhor Para ir a dois: Cafezal em Flor
Na Categoria Restaurantes, são mais de 194 estabelecimentos que compõem o guia, a eleição dos melhores foi sintetizada agrupando algumas especialidades. Théo Medeiros recupera o posto de chef do ano, repetindo o feito de 2005 e 2006. Onze jurados indicaram os concorrentes aos prêmios desta categoria e selecionaram os ganhadores.
O chefe do ano: Theo MedeirosA melhor carta de vinhos: Olivetto Restaurante e EnotecaMelhor Brasileiro/Regional: Bar do MarcelinoMelhor Carne: BarbacoaMelhor Francês: Le TroquetMelhor Italiano: Bellini RistoranteMelhor Oriental: MatsuMelhor Cozinha de peixes e frutos do mar: Idalvo’sMelhor Pizzaria: BrázMelhor Variado: BaracatO bom e barato: Filet e Cia.
A festa de premiação

A noite de premiação do melhor da gastronomia de Campinas e região foi recheada de méritos esperados e de algumas surpresas. Antes conhecida por Veja Campinas - “O Melhor da Cidade”, a revista passa agora a se chamar VEJA Campinas - “Comer & Beber”, a exemplo das edições de São Paulo e Rio de Janeiro. E trouxe outras novidades, como novas categorias de premiação (o restaurante bom e barato, a melhor cozinha de bar) e uma crônica escrita com exclusividade pela campineira Maitê Proença.

A premiação reuniu mais de 900 convidados, entre gourmets, indicados e personalidades da cidade e da região, na Sociedade Hípica de Campinas, na noite do dia 16 de julho, sob coordenação de Antônia Maria Zogaeb. O evento integra-se ao calendário turístico de Campinas, que destaque-se entre os principais pólos gastronômicos do país. Todos os anos é uma premiação que mexe com o setor gastronômico, revelando novos endereços e consagrando os tradicionais.

Como funciona a apuração
Uma equipe de jornalistas percorre a cidade, fazendo um levantamento detalhado dos estabelecimentos que irão compor o guia. Simultaneamente, as casas de maior destaque são apontadas por um júri de especialistas formado por 30 jurados – gourmets, empresários, profissionais liberais e pessoas ligadas à cultura, que conhecem e se interessam pela gastronomia, selecionados pela equipe de jornalismo da Veja, onde ser isento é um critério fundamental.
"Foi uma edição feita por quem conhece Campinas e soube indicar o que há de melhor na cidade", afirmou o editor de Veja, Miguel Icassati, presente no evento de premiação.
Leia mais

Filme “Olhos Azuis” vence festival de cinema de Paulínia



A produção carioca “Olhos Azuis”, de José Joffily, dividiu o palco na cerimônia de premiação do 2° Festival Paulínia de Cinema com o filme gaúcho “Antes que o Mundo Acabe”, de Ana Luiza Azevedo. Entre os principais prêmios de ficção, cada um conquistou seis troféus Menina de Ouro. O primeiro saiu consagrado como melhor filme, e ainda levou melhor roteiro, som, montagem, ator coadjuvante (Irandhir Santos) e melhor atriz (Cristina Lago). Já o filme de Ana Luiza, ganhou o troféu de melhor diretor, figurino, trilha sonora, direção de arte, fotografia e júri da crítica (imprensa). O prêmio de melhor atriz foi dividido com as atrizes Silvia Lourenço e Maria Clara Spinelli, por “Quanto Dura o Amor?”. A interpretação autêntica da transexual Maria Clara marca sua estreia no cinema e foi uma das grandes revelações do festival de Paulínia, não pela transexualidade cujo enredo trouxe semelhança da personagem Suzana com a própria história da atriz, mas pela atuação brilhante que merece a ida ao cinema. Em estilos diferentes, os três filmes entram em cartaz a partir de agosto e dão uma mostra das novas produções do cinema brasileiro.

No júri popular ganhou “O Contador de Histórias”, cuja história se inspira na vida real do educador mineiro Roberto Carlos Ramos, que também levou prêmio especial do júri oficial e a categoria de melhor ator, que reconheceu conjuntamente o trabalho dos três garotos Marco Ribeiro, Paulo Mendes e Cleiton Santos, intérpretes do protagonista nas fases menino, adolescente e adulto.

Na categoria documentário, “Só Dez por Cento É Mentira”, de Pedro Cézar, levou melhor filme e “Herbert de Perto”, de Roberto Berliner e Pedro Bronz, sobre o músico Herbert Vianna, ficou com troféu de direção. O prêmio da crítica foi para Moscou, de Eduardo Coutinho.

Confira a lista completa dos premiados e vá ao cinema brasileiro

LONGA METRAGEM

Ficção
Melhor Filme ficção: Olhos Azuis, José Joffily.
Melhor Direção de Ficção: Ana Luiza Azevedo, de Antes que o Mundo Acabe.
Prêmio Especial do Júri: O Contador de Histórias, de Luiz Villaça.
Melhor Roteiro: Paulo Halm e Melanie Dimantas, de Olhos Azuis.
Melhor Ator: Marco Ribeiro, Paulo Mendes e Cleiton Santos, de O Contador de Histórias.
Melhor Atriz: Cristina Lago, de Olhos Azuis / Silvia Lourenço e Maria Clara Spinelli, de Quanto Dura o Amor?
Melhor Ator Coadjuvante: Irandhir Santos, de Olhos Azuis.
Melhor Atriz Coadjuvante: Nívea Magno, de No Meu Lugar.
Melhor Figurino: Rosangela Cortinhas, de Antes que o Mundo Acabe.
Melhor Trilha Sonora: Leo Henkin, de Antes que o Mundo Acabe.
Melhor Direção de Arte: Fiapo Barth, de Antes que o Mundo Acabe.
Melhor Som: François Wolf, de Olhos Azuis.
Melhor Montagem: Pedro Bronz, de Olhos Azuis.
Melhor Fotografia: Jacob Solitrenick, de Antes que o Mundo Acabe.

Documentário:
Melhor Documentário: Só Dez Por Cento é Mentira, de Pedro Cezar
Melhor Direção de Documentário: Roberto Berliner e Pedro Bronz, por Herbet de Perto.

Prêmio da Crítica:
Melhor Filme de Ficção: Antes que o Mundo Acabe, de Ana Luiza Azevedo
Melhor Filme de Documentário: Moscou, de Eduardo Coutinho.

Júri Popular:
Melhor Filme de Ficção: O Contador de Histórias, de Luiz Villaça.
Melhor Filme de Documentário: Caro Francis, de Nelson Hoineff.
Melhor Curta-metragem Nacional: Nesta Data Querida, de Julia Rezende.
Melhor Curta-metragem Regional: Quem será katlyn, de Caue Fernandes Nunes.

CURTA-METRAGEM

Regionais
Melhor Filme: Spectaculum, de Juliano Luccas
Melhor Direção: Caue Fernandes Nunes, de Quem será katlyn
Melhor Roteiro: Pedro Struchi, de Prós e Contras
Melhor Ator: Alexandre Caetano, de Prós e Contras
Melhor Atriz: Roseli Silva, de Morte Corporation
Melhor Montagem: Caue Fernandes Nunes, de Quem será Katlyn
Melhor Fotografia: Marcelo Mazzariol, de Spetaculum

Nacionais
Melhor Filme: Timing, de Amir Admoni
Melhor Direão: Érico Rassi, de Milímetros
Melhor Roteiro: Erico Rassi de Milímetros
Melhor Ator: Fábio Di Martino, de Milímetros
Melhor Atriz: Débora Falabella, de Doce Amargo
Melhor Montagem: Amir Admoni, de Timing
Melhor Fotografia: André Modugno, de Relicário

O júri de longas
Zuenir Ventura – jornalista e escritor
Adhemar Oliveira – exibidor (sócio diretor dos circuitos Espaço e Arteplex)
Elena Soarez – roteirista
João Jardim – diretor Maria
Ângela de Jesus – diretora de produção da HBO
Leia mais

Festas & Noivas realiza 13ª edição no Shopping Iguatemi


Vai até domingo, dia 16, no Iguatemi Campinas, o evento mais tradicional do mercado de casamento do interior paulista, reunindo os melhores expositores no ramo. Os casais podem encontrar em um único lugar tudo o que precisam para realizar a data tão sonhada.
Segundo a última pesquisa do IBGE, cerca de 67 milhões de brasileiros casaram no civil e no religioso. “Os noivos devem ficar atentos, pois é preciso se organizar com antecedência para que o casamento saia como nos sonhos”, adianta Selma Palermo, diretora da FairTrade, empresa organizadora do Festas & Noivas, que esta na 13ª edição.
Quem está pensando em casamento não pode deixar de visitar o Festas & Noivas Campinas. Pelo quarto ano consecutivo, a Feira será realizada no Iguatemi Campinas, no estacionamento coberto (P2). A expectativa de público é de 8 mil pessoas. O volume de negócios gerados no evento Festas & Noivas cresce a cada ano e os organizadores esperam repetir a performance das edições anteriores, com resultados da ordem de R$ 2 milhões a cada edição.
São 96 expositores apresentando ao público o que há de mais atual e moderno para casamento e festas. Acontecem desfiles diários, com modelos para noivas e madrinhas, além de apresentações musicais, mostra de decoração, exposição fotográfica e espaço gourmet.
Acessórios, assessorias para eventos, bebidas, bem-casados, bolos e doces, bufês, cabeleireiros/dia da noiva, locação de carros, cerimonial, clínica de estética, construtora, convites, decoração, DJ/Iluminação/Som, enxoval, equipamentos audiovisuais, fotografia e filmagem, hotel, joalheria, lembrancinhas, lista de presentes, locação de materiais para festas, música, salões e espaço para eventos, vestidos de noivas e festas compõem o mix de produtos e serviços que serão apresentados durante a Feira.
SERVIÇO
Desfiles e apresentações musicais
No final de semana, os desfiles de noivas estão programados para o sábado, a partir das 20h30 e no domingo às 19h30, na passarela central. Os estilistas participantes prometem dar a noção exata dos tecidos, modelos, grinaldas, calçados e acessórios. Peças glamourosas para casamentos elegantes e inesquecíveis. As apresentações musicais também acontecem diariamente, a partir das 18h
Horário da feira: das 14h às 22h.Shopping Iguatemi Campinas, estacionamento coberto (P2) Entrada: R$ 10,00Informações: http://www.festasenoivas.com.br/Realização: FairTrade Feiras e Eventos

10/08/2009
Leia mais
 

Blog Eventos Campinas

Este blog faz parte do portal: www.tudodebomcampinas.com.br e pretende reunir notinhas de eventos legais em Campinas e região, e de forma colaborativa publicar as dicas que vem do internauta.

Termos de Uso

Qualquer pessoa está, pelo presente, autorizada a ver, copiar, imprimir e distribuir qualquer documento publicado no BLOGEVENTOSCAMPINAS desde que:
• seja usado apenas com propósitos informativos;
• seja usado apenas para propósitos não comerciais;
• seja feita referência à origem quando o documento for usado, citando a fonte: blog, site e url.

Blog Eventos Campinas Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran