Jornalista, trabalhou na Folha de São Paulo, EPTV, Ministério do Turismo e
TV Senado.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Ano Nacional da Astronomia



Destaque para o dia 25 de setembro, quando acontece a atividade “Observações Astronômicas”. Como parte do Ano Internacional da Astronomia, os participantes poderão observar o Céu Noturno de Campinas, ministrados por Astrônomos do Aster e do CASP. Caso o céu de Campinas esteja nublado no dia 25, os astrônomos vão fazer uma palestra e com exposição de multimídia sobre a astronomia.

Para comemorar o Ano Internacional da Astronomia (AIA), em 2009, a UNESCO determinou uma série de medidas visando popularizar esta ciência que se confunde com a história da própria arte. Em homenagem a data, o SESC Campinas preparou, no mês de setembro, atividades especiais.

Em parceria com o Áster (Clube da Astronomia) e o CASP (Clube de Astronomia de São Paulo), o SESC Campinas desenvolveu atividades como exposição de fotografias, oficinas, e exibição de documentário, acontecerão durante todo o mês, gratuitamente para o público. O Ano Internacional da Astronomia em 2009 comemora os quatro séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feita por Galileu Galilei. Esta será uma celebração global da Astronomia e suas contribuições para o conhecimento humano. Durante as comemorações, será dado forte ênfase à educação, ao envolvimento do público e ao engajamento dos jovens na ciência, através de atividades locais, nacionais e globais.

As atividades começaram no dia 1 de setembro, com uma apresentação do documentário “De olho no Céu”, feito pela ESA (Agência Espacial Européia). O vídeo oficial do Ano Internacional da Astronomia narra o desenvolvimento da astronomia a partir do uso da luneta. Durante o mês todo pode-se ver a Exposição Astrofotografias, com algumas fotografias de astrônomos brasileiros e cartazes do comitê do AIA.

A partir do dia 15 de setembro

Nos dias 15 e 18 de setembro, acontece a “Maratona Via Láctea – Contra a poluição luminosa”. A atividade proposta pelo comitê do Ano Internacional da Astronomia vai discutir o papel da poluição luminosa. Durante o evento, os participantes farão uma observação da luminosidade de galáxias. A Maratona vai ser conduzida por Astrônomos do Aster e do CASP.

Para quem quer aprender mais sobre o assunto, a oficina “Micros e Astros” é uma boa opção. Com o tema Introdução à Astronomia, a oficina é dividida em dois módulos e levará o público a percorrer os mistérios da astronomia. No módulo I, que acontece nos dias 15 e 18 de setembro, os participantes poderão conhecer um pouco da história da astronomia, do sistema solar e das constelações, utilizando o Stellarium e o Celestia. Durante o Módulo II, no dia 25 de setembro, a oficina mostrará como funciona o modelo atual de universo, as estrelas e outros corpos e os participantes aprenderão a usar o mapa do céu.

Confira a programação completa

De olho no Céu
Data: 15, 18 e 25 de setembro
Hora: 15h e 18h
Sala de Internet Livre do SESC Campinas
Entrada Gratuita

Exposição de Astrofotografias
Data: Durante todo o mês de setembro
Sala de Internet Livre do SESC Campinas
Entrada Gratuita

Maratona da Via Láctea – Contra a poluição luminosa
Data: 15 e 18 de setembro
Hora: das 18h às 21h
Ao lado da Quadra Externa no SESC Campinas
Entrada Gratuita

Observações Astronômicas
Data: 25 de setembro
Hora: das 18h às 21h
Ao lado da Quadra Externa no SESC Campinas
Entrada Gratuita

Oficina Micros e Astros
Introdução à Astronomia – Módulo I
Data: 15 e 18 de setembro
Hora: das 17h às 19h
Sala de Internet Livre no SESC Campinas
Entrada Gratuita
30 vagas – inscrições no local com 15 minutos de antecedência

Introdução à Astronomia – Módulo II
Data: 25 de setembro
Hora: das 16h às 18h
Sala de Internet Livre no SESC Campinas
Entrada Gratuita
30 vagas – inscrições no local com 15 minutos de antecedência

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blog Eventos Campinas

Este blog faz parte do portal: www.tudodebomcampinas.com.br e pretende reunir notinhas de eventos legais em Campinas e região, e de forma colaborativa publicar as dicas que vem do internauta.

Termos de Uso

Qualquer pessoa está, pelo presente, autorizada a ver, copiar, imprimir e distribuir qualquer documento publicado no BLOGEVENTOSCAMPINAS desde que:
• seja usado apenas com propósitos informativos;
• seja usado apenas para propósitos não comerciais;
• seja feita referência à origem quando o documento for usado, citando a fonte: blog, site e url.

Blog Eventos Campinas Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran