Jornalista, trabalhou na Folha de São Paulo, EPTV, Ministério do Turismo e
TV Senado.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Dia da Consciência Negra tem comemoração em todo Estado


Programação intensa vai comemorar o dia da Consciência Negra em São Paulo. São várias atividades como palestras, espetáculos musicais, exposições e missa. Na Praça da Sé, esta programado um grande show com Luiz Melodia e Elza Soares.

No feriado de sexta, a festa começa no interior da Catedral da Sé, com apresentação da Família Alcântara, às 10h, seguida de Missa Afro com a participação do Coral da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e também de Congadas e Moçambiques do Estado de São Paulo. Em seguida, começa a programação no palco montado na praça, com os mestres de cerimônia - MC Max BO e os atores Eduardo Silva e Mafalda Pequenino - chamando o bloco afro Ilê Aiyê e o desfile das rainhas da Noite da Beleza Negra. Dez moças vão representar a beleza africana. Às 14 horas, o rapper paulista Kamau convida o rapper Gog e o DJ King para assumir as pick ups.
A partir das 16h, o samba toma conta do palco com show do Quinteto em Branco e Preto que convida Dona Inah, Germano Mathias e Murilão. A proposta é prestar uma homenagem à velha guarda do samba paulista. Às 18 horas, Luiz Melodia e banda sobem ao palco. Às 20 horas, Elza Soares e o saxofonista Thiago França se apresentam para fechar a noite.
As comemorações continuam no dia 28 de novembro com o III Encontro Paulista de Hip-Hop, no Memorial da América Latina, das 10 às 21 horas. Serão realizadas oficinas, atividades relacionadas ao universo da cultura hip-hop: relações raciais e de gênero, violências, sobrevivências, sexualidade, mídia.

Programação nos museus e outras cidades
Além da programação na capital, 15 cidades da Grande São Paulo e interior estão envolvidas nas ações do mês da Consciência Negra: Araraquara, Barretos, Campinas (veja matéria sobre a programação na Fazenda Roseira), Caraguatatuba, Francisco Morato, Itapecerica da Serra, Itapeva, Itu, Ilhabela, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santo André, Santos e Sorocaba. Diversas instituições culturais da Secretaria de Cultura participam das comemorações.
A Pinacoteca do Estado apresenta a exposição “A Fotografia Como Eu Sou”, de Lita Ferreira, até 7 de fevereiro de 2010. A mostra é composta por 55 imagens em preto e branco e circula em torno do universo afro-brasileiro unindo arte, religiosidade e cenas da vida cotidiana do Brasil.
Com a curadoria de Marco Meirelles e Max Fagotti, o Museu da Imagem e do Som promove a mostra O Negro como Autor e Personagem da Ação Cinematográfica, de 19 a 22 de novembro. Composta por oito programas, a mostra trará duas sessões diárias - às 16 e 19 horas - de filmes de cineastas negros ou daqueles que apresentam o negro como personagem, desde a década de 1950. Após a última sessão, cineastas e educadores conversarão com o público, promovendo a reflexão sobre a atividade audiovisual realizada por negros de diferentes gerações em diversos contextos de produção.
No dia 20, o Museu Afro abre a exposição Eu Tenho um Sonho: De King a Obama - a Saga Negra do Norte, às 18 horas. A mostra será composta por fotos, textos, caricaturas, objetos de campanha e cartazes que retratam a luta pelos direitos civis do negro norte-americano, a partir da trajetória de Martin Luther King até a eleição de Barack Obama. Dez artistas plásticos foram convidados pelo diretor-curador do museu Emanoel Araujo para produzirem especialmente para a mostra. São eles: Antonio Helio Cabral, Antonio Peticov, Granato, Claudio Tozzi, Florian Raiss, Helena Sardenberg, Melim, Newton Mesquita, Onesto e George Preston.
Entre os dias 22 e 24, o Museu promoverá o seminário Inclusão e Exclusão dos Negros nos EUA e no Brasil com a presença de especialistas, pesquisadores e personalidades do Brasil e dos Estados Unidos. Serão discutidos os processos de inclusão e exclusão da população negra numa perspectiva comparativa entre os EUA e o Brasil no âmbito da Justiça, Políticas Públicas, Educação e Arte e Cultura.
No Museu da Casa Brasileira, dentro do programa Música no Museu, acontecerá o concerto Navio Negreiro, com o Coral da USP, sob a regência de Tiago Pinheiro, no dia 20, às 11 horas. No mesmo dia, às 16h30, um show com as Tias Baianas Paulistas e a Ala dos Compositores Kolombolo fecharão as comemorações.
Já o Museu da Língua Portuguesa levará ao público a alegria do circo em uma apresentação gratuita do espetáculo Circo de Ébanos, dirigido por Bel Coelho, das 14h às 15h30. A Casa das Rosas também terá uma agenda especial com destaque para o musical Rimas de Zumbi, uma releitura de canções da tradição afro-brasileiras e um sarau com música e poesia. No Museu do Futebol, duas atividades educativas acontecerão no dia 20: Mapa Mundi e Contação de Histórias. O primeiro é um jogo de perguntas e respostas sobre a centralização de jogadores de futebol no mercado europeu. O jogo enfatiza as transferências de jogadores negros, sobretudo africanos, e o caráter altamente comercial atingido pelo futebol no século XXI. A Contação de História levará dois piratas para a primeira sala do museu para bater uma bola e contar a história do goleiro Barbosa, da seleção brasileira da Copa de 1950. Haverá duas intervenções, às 11 e às 14 horas.
Quem estiver no litoral, poderá conferir a programação do Museu do Café em Santos. Durante todo o dia 20, o museu promoverá visitação gratuita a todos os interessados em conhecer o acervo da instituição. Além disso, em sessões às 14 e 16 horas, a professora e contadora de histórias Fabiana Prando, utilizando-se da tradição oral do oeste da África, apresentará memórias e lendas africanas.

Seminário e palestras
A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena, promove os seguintes eventos: Curso de Capacitação em Programas de Inclusão no Mercado para Lideranças Comunitárias - dia 23 de novembro. O evento ocorrerá no Edifício Cidade I, localizado a rua Boa Vista, 179, Centro, das 13 às 18 horas. As inscrições devem ser feitas até 19 de novembro. É preciso fornecer o número do RG, nome completo, e-mail e telefone para contato
Videoconferência: "Superando a discriminação étnico-racial no Ambiente de Trabalho" - dia 24 de novembro, destinada para os servidores públicos. A abertura será feita pelo secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Marrey
Encontro de ouvidores com o tema: "Superando o racismo institucional: sistema de informação sobre discriminação racial" - dia 25 de novembro. O evento abordará as denuncias de racismo por meio de ouvidores e discutirá os casos que são de natureza discriminatória. O debate será no Espaço da Cidadania André Franco Montoro, sede da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, das 9 às 12 horas
Debate sobre "Políticas Afirmativas para Mulheres Negras e Indígenas: Estado e Sociedade", em comemoração ao Dia Internacional da não violência contra a mulher - dia 25 de novembro. O evento acontecerá no Espaço da Cidadania André Franco Montoro, na sede da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, das 14 às 17 horas.
Para inscrições e outras informações, ligue para (11) 3291 2622 ou envie um e-mail para politicapopnegraindigena@justica.sp.gov.br

Serviço - Museus participantes
Pinacoteca do Estado Praça da Luz, 2
(11) 3324-1000. Aberta de terça a domingo, das 10 às 18h
R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia)
Grátis aos sábados
Site: http://www.pinacoteca.org.br/
Em cartaz até 7 de fevereiro de 2010

Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/número - Parque Ibirapuera
Funcionamento - de terça a domingo, das 10 às 17 horas (permanência até às 18 horas)Tel. (11) 5579-0593Estacionamento: Portão 3 (Zona Azul)
Entrada: Grátis
Site: http://www.museuafrobrasil.com.br/

MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo Tel. (11) 2117 4777
Site: http://www.mis-sp.org.br/
Mostra de cinema: O negro como ator e personagem da ação cinematográfica22 de novembro, às 16h e às 19h
Auditório MIS (177 lugares) Ingresso gratuito (retirar a partir de 1h antes da exibição)Classificação etária: 14 anos

Museu da Casa Brasileira
Terraço Av. Brig. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano Tel. 3032-3727.
Site: http://www.mcb.org.br

Museu da Língua Portuguesa
Local: Espaço Café Praça da Luz, s/n
Dia: 20/11
Horário: das 14h00 às 15h30
Site:http://www.museulinguaportuguesa.org.br / www.poiesis.org.br/mlp
Entrada Gratuita

Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura Avenida Paulista, 37
Tel.: (11) 3285.6986
Site:www.poiesis.org.br/casadasrosas

Museu do Futebol
Praça Charles Miller, S/N - Estádio do Pacaembu
Tel.: 11 3663-3848Site: http://www.museudofutebol.org.br
Entrada das 10h às 17h e permanência no museu até as 18h

Museu do Café
Endereço: Rua XV de novembro, 95 - Centro Histórico - Santos
Site: http://www.museudocafe.com.br
Dia da Consciência Negra Data: 20/11 (sexta-feira) Programação: * Visitação gratuita (9h às 17h). * Contador de Histórias (14h às 15h e 16h às 17h).

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blog Eventos Campinas

Este blog faz parte do portal: www.tudodebomcampinas.com.br e pretende reunir notinhas de eventos legais em Campinas e região, e de forma colaborativa publicar as dicas que vem do internauta.

Termos de Uso

Qualquer pessoa está, pelo presente, autorizada a ver, copiar, imprimir e distribuir qualquer documento publicado no BLOGEVENTOSCAMPINAS desde que:
• seja usado apenas com propósitos informativos;
• seja usado apenas para propósitos não comerciais;
• seja feita referência à origem quando o documento for usado, citando a fonte: blog, site e url.

Blog Eventos Campinas Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran