Jornalista, trabalhou na Folha de São Paulo, EPTV, Ministério do Turismo e
TV Senado.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

São Paulo sedia 8ª Expo Brasil Desenvolvimento Local


Começa amanhã (25/11), em São Paulo (SP), a 8ª Expo Brasil Desenvolvimento Local. O evento acontecerá até o dia 27 no Palácio de Convenções do Anhembi. Cerca de três mil pessoas, entre agentes locais, gestores de políticas públicas e especialistas brasileiros e estrangeiros, debaterão sobre avanços, retrocessos e os novos desafios para o desenvolvimento local no Brasil e no exterior.

O professor Ignacy Sachs, um dos maiores especialistas em desenvolvimento sustentável de todo o mundo, será o responsável pela palestra inaugural. Mudança de rumos: um novo padrão civilizatório será o tema trabalhado por ele. Pioneiro da ecossocioeconomia e titular há mais de 30 anos da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris, Ignacy atuou como consultor especial de duas conferências mundiais da ONU: a Primeira Conferência de Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas, a Estolcolmo-72, realizada na Suécia, e a Cúpula da Terra – mais conhecida como Rio-92.

Além de palestras, serão ministrados minicursos e oficinas. Haverá também apresentações de projetos, produtos e serviços associados ao tema.

A opção pela realização da edição de 2009 em São Paulo se deve à ênfase dada à questão do desenvolvimento territorial no meio urbano, tendo “Cidades Sustentáveis” como tema de destaque. Outro assunto em evidência este ano é a” Construção de novos rumos face à atual crise sistêmica no padrão de desenvolvimento”, articulando as dimensões econômica, política, cultural e ambiental. Inclusão socioprodutiva, governança democrática em bases territoriais e compromisso ambiental, tendo cultura e comunicação como dimensões transversais, permanecem como eixos temáticos centrais da Expo Brasil.

“O evento é, sobretudo, uma oportunidade de aprendizagem compartilhada, tendo como referência o impulso ao desenvolvimento de base territorial como caminho de superação das desigualdades”, explica o sociólogo e coordenador do encontro, Caio Silveira. As iniciativas locais serão apresentadas por gestores de projetos e lideranças comunitárias, abrangendo diferentes referências quanto ao desenvolvimento local em micro e mesorregiões, bacias hidrográficas, pequenos e médios municípios, grandes cidades e áreas metropolitanas.

As sete primeiras edições da Expo Brasil Desenvolvimento Local, realizadas em 2002 (Brasília/DF), 2003 (Belo Horizonte/MG), 2004 (Olinda/PE), 2005 (Fortaleza/CE), 2006 (Salvador/BA), 2007 (Natal/RN) e 2008 (Cuiabá/MT), reuniram 700 diferentes instituições e redes envolvidas com o tema desenvolvimento territorial e mais de duas mil pessoas em cada edição. Entre os parceiros já confirmados para esta edição estão o Sebrae, a Petrobras, o Cepam – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Governo do Estado de São Paulo) e o Banco do Nordeste, além de diversos ministérios, prefeituras, entidades da sociedade civil, fundações e universidades.

Outras informações no site http://www.expobrasil.org.br


Anote aí:

Evento: 8ª Expo Brasil Desenvolvimento Local
Quando: de 25 a 27 de novembro de 2009
Onde: Palácio das Convenções do Anhembi (SP)

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blog Eventos Campinas

Este blog faz parte do portal: www.tudodebomcampinas.com.br e pretende reunir notinhas de eventos legais em Campinas e região, e de forma colaborativa publicar as dicas que vem do internauta.

Termos de Uso

Qualquer pessoa está, pelo presente, autorizada a ver, copiar, imprimir e distribuir qualquer documento publicado no BLOGEVENTOSCAMPINAS desde que:
• seja usado apenas com propósitos informativos;
• seja usado apenas para propósitos não comerciais;
• seja feita referência à origem quando o documento for usado, citando a fonte: blog, site e url.

Blog Eventos Campinas Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran