O futuro da internet e como as novas tecnologias estão mudando o comportamento das pessoas são temas das discussões do info@trends, evento que reuniu algumas das principais personalidades da comunicação, marketing e internet, no Sheraton WTC, em São Paulo, nos dias 17 e 18 de junho.
O encontro teve início com Jimmy Wales, fundador do Wikipedia, a maior enciclopédia livre de conteúdo colaborativo da internet. Na sua apresentação, “O poder do conteúdo gerado pelo usuário”, Wales afirmou que a demanda por informação de qualidade é mais alta do que a oferta. “A próxima geração de consumidores está interessada em conteúdo rico e aprofundado”, ressaltou.
Durante a entrevista coletiva, Wales falou sobre jornalismo. Ele disse que os veículos tradicionais de comunicação, como a televisão _que ele afirmou já não assistir mais_ cobrem mal os assuntos locais. "Não me interessa ver acidentes, essas notícias não acrescentam nada”. E apontou uma tendência: “Modelos híbridos, jornalismo e comunidade produzindo conteúdo sobre a localidade é que podem fazer a diferença”.
Além de Wales, outro tema do evento sobre “Anúncios para sair do quadrado”, teve destaque com um debate acalorado entre os três presidentes das principais agências de publicidade do país: Sérgio Valente, da DM9 DBB, Abel Reis, da Agência Click, Guga Ketzer, da Loducca.MPM, e o diretor geral de consumo da Microsoft, Osvaldo Barbosa de Oliveira.
Na opinião de Valente, a internet não mudou a propaganda, nem criou agências digitais. “O que tem agora é velocidade”. Ele disse ainda que antes da internet, já se construía opiniões em mesas de bar. “Agora a mesa de bar aumentou”.
As eleições também foram tema de debate, com os coordenadores das campanhas de José Serra e Dilma Rousseff, candidatos à presidência, que acreditam que as mídias sociais podem interferir nas campanhas.
Já o 'showman' Marcelo Tas falou sobre 10 casos que deram errado no twitter e aconselhou: “Se beber, não tuite!”
Futuro
"O futuro é a mobilidade", afirma Martha Gabriel, CIO da New Media Developers. Debatedores destacaram várias potencialidades da internet no futuro, como interatividade que deve sair da tela dos PCs e vai para celulares, games e televisão, computação para objetos físicos, como eletrodomésticos, uso de imagens 3D, IPad , realidade aumentada e geolocalização.
Outra personalidade de destaque no evento, Chris Anderson, editor da revista Wired e autor dos best sellers "A Cauda Longa" e "Free", fez uma das melhores apresentações do infotrends e falou sobre a “nova revolução industrial”. Anderson apontou as tendências das novas tecnologias e disse que é a primeira vez na história que fazer é fabricar. "As pessoas podem passar de inventor a empresário em poucos meses. Estamos vendo um novo modelo de empresa. Não temos mais barreiras geográficas e há a capacidade de se aprender sozinho. A paixão pode virar carreira, esta é a melhor época do mundo".
Ao todo foram 15 horas de debates em dois dias de evento e 64 palestrantes. Veja a cobertura completa do evento pelo blog oficial: http://info.abril.com.br/noticias/blogs/info/categoria/trends/