Jornalista, trabalhou na Folha de São Paulo, EPTV, Ministério do Turismo e
TV Senado.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Curso de Técnicas de Produção e Estratégias de Conteúdo Digital


No domingo, dia 18 de outubro, a expert Ana Erthal, web jornalista e executiva de comunicação da Vogg Branded, irá ministrar em Campinas o curso “Técnicas e estratégias de conteúdo digital” a convite da Confraria da Informação (empresa que coordena o Blog Eventos Campinas). Com apoio do Espaço Guanabara, o curso será realizado em uma de suas salas de treinamento, na rua Oswaldo Cruz, 300, das 9h às 18h (perto do Colégio Liceu).
Entre os tópicos abordados nas 8 horas de curso, Ana ensinará técnicas de webwriting e de como envolver o público, falará sobre hábitos de leitura no ciberespaço, como entender a audiência, métricas para search, web semântica, textos para mobile e novas mídias. A jornalista também irá contar como está o mercado de produção de conteúdo (em alta), profissões, carreira, rotina e desafios.

Descrição
O curso foi criado para pessoas que querem se especializar em produção de conteúdo digital e compreender esse universo no que diz respeito à audiência, métricas, metodologias de controle, estratégias em multiplataformas (conteúdo transmedia), conteúdo de marca, novas linguagens da tecnologia digital e tendências do meio. Além de técnicas avançadas de webwriting, o curso também abrange o conteúdo direcionado para SEO (Search Engine Optimization) e produção de conteúdo para mobile, discutindo as aplicações e novidades em mobile marketing.

Conteúdo Programático Completo
1) Introdução: Conteúdo é Rei
Pessoas vão aos sites pelo conteúdo. Conteúdo é informação e informação tem vários formatos. Porque se fala tanto em relevância? Entretenimento é conteúdo?

2) Hábitos de leitura na cibercultura
Como as pessoas lêem. Apego ao modelo linear. Modelo nuclear de varredura de tela para computadores e celulares. Caçadores de informações. Existe mesmo a troca do impresso pelo digital? Estratégias dos jornais para manter audiência. Indústria de livros e chegada dos e-books.

3) Entendendo a audiência
Escritores de sucesso focam em sua audiência. Sete passos para entender seus leitores. O vocabulário dos leitores. Interação. Moderacão de fóruns e métricas/estatísticas dizem muito sobre o seu leitor.

4) Técnicas de webwriting
- Manual de redação: como criar um estilo próprio de linguagem: personalidade e tom de discurso
- O bom webwriting: conversa de pescador?
- As novas linguagens: a nova gramática que surge com as mídias digitais. A apropriação da linguagem falada. Novo código da língua portuguesa. Podemos questionar certo ou errado?
- Como o design pode e deve ajudar: o layout contribui significativamente para o encontro das informações e a leitura dos textos
- Conteúdo panmedia: como produzir um conteúdo que possa permear várias mídias
- Conteúdo em diversos formatos: música, imagem, videos, games, realidade aumentada, geolocalização.
- Homepage: como escrever para o pixel quadrado mais caro do mundo? Pressa, preguiça de pensar, narrativas sem interrupção. Quando a suavidade do caminho é mais importante que o número de cliques?
- Produza informação: documentos devem ser tratados como documentos. Conteúdo para impressão e conteúdo para tela. Como decidir o quanto de informação haverá disponível no seu site.
- Dicas de texto: tabelas, listas, retrancas, títulos, palavras-chaves, SEO (palavras-chaves e mensagens-chave), ilustrações e imagens para ajudar a entender lugares, momentos e processos, não para o jabá, nomes de links, revisão, credibilidade, acessibilidade.
- Copyright: créditos para quem deve ter créditos
- Dez guidelines para boas senteças
- E-Mails: conteúdo para e-mails, Knowbots, indicações, spam words
- Mobile: conteúdo para mobile, 6 M´s, a questão da permissão

6) Envolvimento
Como engajar o consumidor/usuário/leitor. Modelos de comunidades ativas, CGU, como beneficiar o usuário pelo seu envolvimento.

7) Métricas
Como medir o acesso de cada conteúdo, como medir a venda, como estruturar um planejamento de conteúdo e como fazer ajustes que melhorem audiência ou vendas.

8) Mercado de WebWriting
Profissões, carreira, rotina e desafios.

9) Indicação de bibliografia
Referências e textos na apostila

Anote aí:
Dia 18 de Outubro, domingo, das 9h às 18h
Investimento: R$ 250 (à vista ou em dois cheques).
Local: Espaço Guanabara, Rua Oswaldo Cruz, 300 - Campinas
Reserva por telefone: 19 3213-8633/ 19 9602-8369 Luciana

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