Jornalista, trabalhou na Folha de São Paulo, EPTV, Ministério do Turismo e
TV Senado.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Brasil discute livro digital


O livro digital já é uma realidade. Encontros recentemente realizados no exterior e os inúmeros lançamentos de suportes (e-readers) comprovam essa afirmação. O momento agora é de encontrar e promover mecanismos que tornem o livro digital uma importante oportunidade de novos negócios para os representantes do setor, extraindo o melhor das novas tecnologias.

A Câmara Brasileira do Livro abraçou o tema e quer o Brasil dentro desse contexto global. Firmou para isso uma parceria com a Frankfurter Buchmesse, responsável pela maior e mais importante feira editorial do mundo, realizada em Frankfurt, e transformou o Livro Digital no principal tema do mais importante encontro de profissionais ligados à cadeia produtiva do livro do País.

Assim, para falar sobre os novos rumos desse efervescente mercado será realizado entre os dias 29 e 31 de março, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, o Primeiro Congresso Internacional do Livro Digital. Trata-se de uma grande oportunidade para o debate sobre os desafios e oportunidades que o futuro reserva ao setor de livros no País. Os principais representantes do segmento estarão presentes ao privilegiado fórum de discussões que vai tratar não apenas o presente e o futuro do livro, como também da convergência das mídias e novos modelos de negócios.

Organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) – em parceria com a Frankfurter Buchmesse, e contando com a co-realização da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo – o evento terá a duração de três dias com diversas conferências e workshops.

Além de editores, livreiros e distribuidores, são esperadas também as participações de autores, gerentes de marketing, executivos da área de negócios e conteúdo digital, advogados especializados em Direito Autoral, jornalistas, profissionais de TI e Web, publicitários, e todos que de alguma forma têm interesse no assunto do momento, o livro digital.

Entre as personalidades internacionais confirmadas estão Michael Smith, o diretor executivo do Fórum Internacional de Publicações Digitais (IDPF na sigla em inglês), entidade que reúne a indústria de publicações digitais (e-book). Com mais de 20 anos de experiência no setor livreiro, Smith é considerado uma das fontes mais preparadas para falar das novas tecnologias, bem como sobre a adoção das normas do IDPF para leitura eletrônica e seus produtos.

Pablo Francisco Arrieta Gomez, o colombiano que é hoje o CEO, diretor acadêmico e fundador do Monitor Capacitação Digital e consultor de empresas como Macromedia, Adobe, Wacom e Nokia e ainda a espanhola Arantxa Mellado, advogada atuante no mercado editorial, responsável pela criação da ediciona.com, um dos mais importantes espaços virtuais de encontro do mundo literário. Outras presenças de grande relevância neste universo e que estarão em São Paulo são a Diretora de Contratos e Direitos Autorais da Little Brown Group Book (Editora que publica Stephanie Meyer, autora da saga Crepúsculo), Diane Spivey e Zhou Hongli, Chefe do Escritório de Direitos Autorais da Shanda Literature, a mais popular plataforma de publicações online em literatura geral na China, e o luso-brasileiro, Aníbal Bragança, Professor Associado da Universidade Federal Fluminense, como docente do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS). Coordenador do LIHED/UFF (Núcleo de Pesquisa do Livro e da História Editorial no Brasil)

Fonte: Assessoria de Imprensa - Congresso Livro Digital

Anote aí:
Site: http://www.congressodolivrodigital.com.br/
Telefone: 11 3069-1300
Email: digital@cbl.org.br

0 comentários:

Postar um comentário

 

Blog Eventos Campinas

Este blog faz parte do portal: www.tudodebomcampinas.com.br e pretende reunir notinhas de eventos legais em Campinas e região, e de forma colaborativa publicar as dicas que vem do internauta.

Termos de Uso

Qualquer pessoa está, pelo presente, autorizada a ver, copiar, imprimir e distribuir qualquer documento publicado no BLOGEVENTOSCAMPINAS desde que:
• seja usado apenas com propósitos informativos;
• seja usado apenas para propósitos não comerciais;
• seja feita referência à origem quando o documento for usado, citando a fonte: blog, site e url.

Blog Eventos Campinas Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran