Setor de eventos registra aumento de 18% no primeiro trimestre de 2010, em Campinas. O Espaço Guanabara completa um ano e segue tendência de crescimento
O número de eventos realizados em Campinas cresceu 18% no primeiro trimestre deste ano e a previsão é de que até o final de 2010 este aumento possa chegar a 30% devido às melhorias no setor hoteleiro e aos novos espaços de eventos corporativos inaugurados na cidade. Os dados são do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau.
Uma das casas que completa um ano no dia 12 de maio, o Espaço Guanabara, confirma esta tendência de crescimento do setor. De junho de 2009 até o mês passado foram realizados 151 eventos no local. Deste número, 109 (72,18%) foram eventos corporativos, entre eles palestras, treinamentos empresariais, cursos, convenções, assembleias etc.
Banco Itaú, Instituto Unibanco, Unimed, Fiat e Telefônica e Sandvik Siderúrgica (de São Paulo) são algumas das empresas que organizaram eventos no Espaço. Um dos proprietários da casa, Pierre Cury, disse que há diversos fatores que podem atrair ainda mais negócios para o setor. “Várias empresas de São Paulo começam a trazer os eventos para Campinas em virtude da logística privilegiada, para atingir o público do interior e ter facilidades como estacionamento e trânsito, que parece um detalhe simples, mas na capital é um problema”, afirma.
Após a inauguração do Espaço Guanabara, outros seis abriram as portas na região (cinco em Campinas e um em Holambra). Há pelo menos dois que devem ser inaugurados em breve e mais três em construção (dois em Barão Geraldo e um em Sousas), um total de 11 casas de eventos, o que também mostra o aquecimento do mercado.
Eventos sociais e cuidados
Nem só de eventos corporativos vive o setor. Dos 151 realizados pelo Espaço Guanabara, 42 (27,8%) foram sociais, ou seja, formaturas, festas de 15 anos e casamentos. Em média, 80% foram casamentos.
Destaque também para realização de eventos ligados ao setor de responsabilidade social e premiações, como o Happy Hour Solidário do Centro Boldrini, o Prêmio RAC – Sanasa e o Mídia Fest.
Cury destaca que a experiência dos proprietários, em torno de 10 anos na área, faz com que o processo de organização seja um dos diferenciais apontados pelo cliente na hora da escolha para fazer uma festa, já que há muitos casos de erros, inexperiência e até cancelamentos. “Um evento como este, especialmente um casamento, é uma experiência única na vida de uma pessoa, não dá para errar, não dá para fazer de novo”, ressalta.
Uma outra preocupação do setor é que a maioria das novas casas está focada em eventos sociais, voltados para um mesmo perfil de público, classes A e B, e do mesmo tamanho, ou seja, para cerca de 500 pessoas. Os profissionais temem uma saturação nesta área e a necessidade de Campinas é por espaços que atendam os eventos empresariais, demanda que mais cresce na cidade. Além disso, os profissionais buscam por mudança de comportamento do público, que prefere especialmente o sábado para realizar as festas, enquanto que no restante da semana os espaços ficam subutilizados. “A cidade precisa de projetos diferenciados para alavancar o setor”, reforça Cury.
O Espaço Guanabara
A casa tem o diferencial da multifuncionalidade. Há salas individuais para os eventos pequenos e médios e um salão de 750 metros quadrados para os maiores, que permite adequações de acordo com o número de convidados. A capacidade é de receber 900 a 1.200 pessoas para convenções ou festas. Em caso de feiras, pode chegar a uma circulação de até quatro mil pessoas. A área total é de dois mil metros quadrados. As paredes brancas são adequadas para todo tipo de layout, iluminação e decoração. A estrutura do Espaço é de um antigo colégio, em que foram mantidas as características arquitetônicas da obra, de 1941.
Serviço:
Espaço Guanabara
Área útil: 2.000 m²
Capacidade: de 2 a 1200 pessoas
Localização: Rua Dr. Osvaldo Cruz, 300, Guanabara, Campinas-SP.
Contato: (19) 3386-3000
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário